outubro 6, 2015

História

Breve apresentação de uma bonita história

Há cerca de 9 anos, no dia 17 de abril de 2006, acontecia a primeira aula do Pré-Vestibular Comunitário Vila Marçola. A ideia do projeto havia surgido no final de 2005, a partir da convergência de sonhos e interesses entre um grupo de estudantes universitários ligados à UFMG e o grupo de jovens que pertencia, na época, à Pastoral da Juventude da Paróquia São João Evangelista. Depois de 5 meses de muito trabalho, era inaugurado o Pré-Vestibular Comunitário Vila Marçola.
Ao longo desses quase 9 anos de trabalho, um total de aproximadamente 500 jovens passaram pelo projeto. Trajetórias de vida distintas, esperanças e expectativas diferentes, medos diversos, risos e também lágrimas: todos esses elementos, tão típicos de uma fase da vida situada entre o passado seguro da infância e as inseguranças e incertezas da futura vida adulta, puderam encontrar-se no Pré-Vestibular Comunitário Vila Marçola, fazendo do projeto uma experiência única, guardada com carinho no coração de todas e todos que fizeram e ainda fazem parte de sua história.
Mas não só de jovens foi e ainda é feito o projeto. Sua proposta sólida e inovadora atraiu também pessoas mais velhas, inclusive algumas e alguns que já vivem a paz serena da melhor idade. Como educadoras e educadores e também como educandas e educandos, essas pessoas trouxeram como contribuição a bagagem dos anos de vida, histórias para contar, conselhos para oferecer. Ao mesmo tempo, receberam em troca aquele fôlego da juventude, aquela chama capaz de olhar para a vida e enxergar nela a leveza de novos horizontes sempre possíveis.
Assim, reunindo pessoas de praticamente todas as idades, o Pré-Vestibular Comunitário Vila Marçola consolidou-se como um projeto social sério e comprometido com mudanças sociais verdadeiras e profundas.
Para completar tudo isso e provar que o caminho seguido vem sendo um caminho correto, só faltariam as aprovações: mas essas aprovações também vieram. UFMG, UEMG, faculdades, centros universitários e universidades privadas: ao todo, cerca de 10% de todas as pessoas que estudaram no projeto conseguiram romper os obstáculos e ingressar no ensino superior. Se considerarmos o elevado índice de evasão ao longo de cada ano letivo, esse percentual sobe significativamente.
Autônomo desde sua origem, sem dependência alguma em relação ao Estado, a empresas ou a partidos políticos, o Pré-Vestibular Comunitário Vila Marçola nunca deixou, por outro lado, de dialogar e contar com a colaboração de instituições da sociedade que comungassem dos mesmos ideais. Nesse sentido, a Paróquia São João Evangelista, principalmente na figura querida do Padre Natanael, tem sido uma parceira indispensável durante todo esse já longo caminhar.
Apresentada, ainda que de modo abreviado, a bela história do projeto, este pequeno texto não pode terminar senão na forma de um convite: no momento em que a Igreja Católica renova-se sob a condução do Para Francisco e essa renovação se faz em nome dos mais pobres e do compromisso de fé contra a desigualdade e o sofrimento do próximo e da próxima, o Pré-Vestibular Comunitário Vila Marçola oferece-se como uma ação concreta, como um convite a todas e a todos que queiram vivenciar a prática da fraternidade e encontrar Deus na face do outro, principalmente daquele outro e daquela outra que mais precisam de nós.